Núcleo Desportos Motorizados de Leiria

Rampa Porto de Mós ambiente festivo em véspera de S.João

Partilhar
Tweet
WhatsApp

O primeiro domingo de verão anunciou-se como quente logo pela amanhã e aqueceu ao longo do dia na Vila de Porto de Mós. Após o meio-dia a temperatura elevou-se no asfalto da EN 243 por onde subiam os 59 concorrentes em acirrada competição na Rampa Porto de Mós, prova de Regularidade Sport Plus, pontuavel para a Series by NDML 2024.

A prova organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria, com o apoio do Município de Porto de Mós, como manda a tradição foi emoldurada pelos milhares de entusiastas, produzindo um belo quadro de vida e cor, complementado pela sonoridade dos motores, que é marca das provas motorizadas na região centro e em todo o nosso Portugal.

O sol irradiou o sobranceiro Castelo de Porto de Mós, que historicamente encima a Vila, transmitindo aos empenhados concorrentes a nobreza dos grandes guerreiros que, em outras lutas, defenderam os seus estandartes. E estes responderam, oferecendo um espectáculo motorizado de grande nível, bravamente conquistado ao volante dos seus automóveis, nas três categorias em competição, dos Clássicos, aos Protótipos, passando pelos Desportivos, com a mesma nobreza.

Pela sua própria condição regulamentar, a classificação desta prova de Regularidade Sport Plus, é determinada pela proximidade do registo de tempo conseguido pelos concorrentes, em cada uma das 3 subidas oficiais, que lhes confere a menor pontuação e os ordena a partir dela, por ordem crescente de pontos.

Cumprindo-se este pressuposto de regularidade, entre os 27 concorrentes da categoria Clássicos, foi brava e equilibrada a luta, com os 6 primeiros classificados a registaram tempos de subida, num intervalo entre 1m26s e 1m28s. A dupla mais regular foi a composta por Ruben Fialho / Daniel Sousa, que competiu num BMW E30 e registou 1m27s em todas as 3 subidas, somando 78,30 pontos; seguiu-se outra dupla em BMW E36 320i, composta por Rafael Ribeiro / Hugo Carvalho, que registou 1m26s, na primeira subida e repetiu 1m27s nas suas outras duas marcas, conseguindo 80 pontos; encerrou o pódio a dupla Luís Inácio / Nuno Grazina, num Ford Escort Cosworth, depois de um primeiro registo em 1m28s e de repetir a marca de 1m27s nas duas subidas finais, conquistando 80,60 pontos.

Intensa foi também a competição na categoria Desportivos com 10 equipas. Nesta as equipas do pódio registaram marcas entre o 1m23s e 1m25s. Com a particularidade das duas primeiras classificadas terem igualado a marca de 1m25s nas suas três subidas e, conforme o regulamentado, foram as milésimas de segundo averbadas pelo crono da primeira subida, a determinarem qual seria o vencedor. Que foi, a dupla Igor Alexandre / Inês Nunes, num Mitsubishi Colt, com a soma de 76,50 pontos, igualmente conseguida pela dupla vice, Jorge Araújo / Rafaela Araújo, num Peugeot 106 Maxi Kit Car. Participando a solo. num Mazda MX5, Gustavo Gama foi o terceiro classificado com 79,30 pontos, depois dos registos de 1m25s na primeira subida e da repetição do 1m23s nas duas subidas seguintes.

O equilíbrio de andamento que habitualmente se verifica na categoria Protótipos, entre os “aranhiços”, que são os mais leves e mais rápidos da Series by NDML, não foi exceção em Porto de Mós. Com 15 concorrentes competindo, o cronómetro oscilou entre 1m19s e 1m24s para registo do top-cinco na classificação final, que determinou vencedor Pedro Gomes, com um Semog RPM Power, depois de somar 72,40 pontos, fruto dos registos: 1m19s na primeira subida, repetido na terceira e, de na subida intermédia ter gasto 1m20s. Na posição de vice concluíu Tiago Capela, num Semog Bravo, com 73,30 pontos, depois de registar 1m20s na primeira e terceira subidas e, do 1m21s gasto na subida intermédia. No lugar mais baixo do pódio terminou José Lopes, com um Suzuki Kartcross, ao somar 73,80 pontos, conquistados pela regularidade dos seus cronos, registada em 1m22s, nas suas 3 subidas.

Em véspera de São João, o sucesso da Rampa Porto de Mós, antecipou as comemorações do 42º Aniversário do NDML, marcados pelo prestígio das suas organizações.

Partilhar
Tweet
WhatsApp