Núcleo Desportos Motorizados de Leiria

O Núcleo Desportos Motorizados de Leiria (NDML) foi fundado em 24 de Junho de 1982, por escritura pública registada no Cartório Notarial da Batalha.
A 8 de Novembro de 1993 adquiriu o estatuto de Associação de Utilidade Pública, com o objetivo de promover a ‘Realização de provas com veículos motorizados e, em geral, a promoção de actividades culturais, desportivas, recreativas e turísticas’.

Passou a dispor de uma pista própria permanente, a primeira da região centro do país, apta para a prática do Karting e outros desportos motorizados, o Kartódromo Internacional de Leiria. Construída por iniciativa dos seus fundadores, com enorme investimento financeiro, foi inaugurada  a 13 de Fevereiro de 1994.

O Kartódromo está implantado numa agradável zona verde, na freguesia dos Milagres em Leiria, abrangendo uma área com cerca de 5 hectares.
A pista asfaltada com 1006m de comprimento e 8m de largura, permite diversas configurações, foi homologada com Grau 1, para provas nacionais e de lazer pela FPAK Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

E, em 2000 reconhecida pela FIA Fédération Internationale de L´Automobile  para a realização de provas internacionais.

Sócios Fundadores 1984

Depois de 20 longos anos litigando com a Junta de Freguesia local, em Janeiro de 2015 o Núcleo Desportos Motorizados de Leiria concretizou o seu objetivo, a aquisição dos terrenos do Kartódromo, com registo em escritura publica. Um acto que fez aumentar o seu valor patrimonial, com consequente benefício para todos os interessados: o Clube, os Associados e os Praticantes.

Desde então, a versátil pista, que permite diferentes configurações, ficou disponível aos associados, às pessoas particulares ou aos grupos, aos clubes, às empresas, aos órgãos de comunicação social e seus profissionais, enfim a todos os que pretendam utilizá-la para realizar o seu treino amador de Karting ou atividade desportiva a ele ligado. E capacitada para a realização oficial das provas dos troféus e campeonatos nacionais e particulares. Bem como para promover a iniciação e formação na disciplina, na Escola de Karting do NDML, com aulas teóricas e práticas. E em outras formações da responsabilidade do  ACP – Automóvel Club de Portugal.

Na estrutura do Kartódromo não estão esquecidos os portadores de deficiência e, para lhes proporcionar a prática da disciplina atendendo às suas condicionantes, estão disponíveis “karts” com 2 lugares.

Para além de ser palco especializado do Karting, ao longo da sua existência o asfalto da pista dos Milagres, foi pisado por fantásticos exemplares automóveis de todas as eras, nos prestigiados eventos nacionais e internacionais de Automobilismo que o visitaram. Entre eles, o Rally de Portugal Histórico organização do ACP, o Rallye Verde Pino. o Portugal GT Tour e o Leiria Festival Rallye com a sigla da casa, o NDML, também o Rally Fim do Ano do CAAFF – Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz – um dos mais antigos ralis nacionais. E os Encontros de Automóveis Clássicos e Desportivos, com organização externa, que anualmente, passam pelo excelente Complexo Desportivo permanente do NDML.

Dotado de todas as condições para receber eventos motorizados, o Kartódromo Internacional de Leiria, dispõe de uma Secretaria Administrativa, de Boxes permanentes e tem para disponibilizar equipamento de segurança aos praticantes, incluindo regulamentares capacetes protetores.  É apoiado por um Bar-Restaurante, Balneários e por um generoso Parque de Estacionamento.

Hoje em dia, o NDML é completamente independente, tem ao seu serviço 3 colaboradores permanentes e conta com o apoio de mais de 200 apaixonados colaboradores voluntários, na sua maioria licenciados desportivos, nos diversos níveis de graduação da entidade federativa que rege o Automobilismo Desportivo, a FPAK. Dispõe de um Centro de Cálculo próprio, para o apuramento e publicação das suas provas, na hora e em directo, no seu site: ndml.pt. Um programa construído e desenvolvido internamente para o efeito. Conta com recursos humanos, técnicos e logísticos, que lhe garantem a organização, produção e montagem, na realização de provas desportivas motorizadas, particulares e federadas, de sua exclusiva responsabilidade ou partilhada, com outras entidades e instituições que procuram o NDML para a organização dos seus eventos.

O NDML é dotado de uma Logística própria invejável e completamente autónoma. Com um património dotado, que incluí 70 unidades “karts” para aluguer e realização de provas amadoras. Apoiada por 1 Furgão-Misto, 2 Furgões-Van, 5 Camiões, 1 Autocarro com 28 lugares e 1 Camião-Escritório – composto por duas salas equipadas com Ar Condicionado, com um toldo-avançado que aumenta a superfície coberta em 100 m2, dotado de chão próprio -, que garante condições de excelência no apoio administrativo, dos eventos organizados externamente ao Complexo do Kartódromo. Bem como, por 1 Roulote-Cozinha, profissionalmente equipada para a confecção das refeições que alimentam a alargada equipa em cada evento, contemplando todos os elementos da organização, das forças de segurança, do apoio médico, dos media e os convidados do Clube.

Nesta estrutura logística, estão todos os equipamentos e acessórios necessários às particularidades de cada evento. Desde a Comunicação à Informática, para garantir à Organização, a Medição dos Tempos, o Controle Desportivo e a Segurança. Os rádios, os relógios, os printer´s, os transponder´s e as células, os  jersey´s, as grades, as bandeiras, os sinais e outros que completam o permanente manancial disponível.

No currículo do NDML consta, desde os seus primórdios, a organização de diversas provas de Perícia Automóvel realizadas nos arruamentos anexos ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria, que tradicionalmente “chamam” milhares de espectadores e atraem para participar os melhores pilotos de cada época.

A partir de 1987, passou a organizar a Concentração Automóvel, então designada por ‘Passeio Rota do Sol’, com características especiais direcionadas aos veículos automóvel e motos de todo-o-terreno, sem carácter desportivo, nem restrições etárias.

Este tipo de evento Concentração, era destinado ao convívio entre os participantes, à divulgação turística das regiões do Distrito de Leiria e da Cultura dos Concelhos cruzados pelo “Passeio”. À época, ganhou notoriedade geral e “caiu nas graças” das principais entidades da Região Centro de Portugal.

Em 1993, realizou-se a sétima edição do Passeio Rota do Sol, com um notável número de 136 motas e 170 jipes, que reuniram mais de 600 participantes. Então o NDML foi destacado por organizar o maior evento nacional do género.

Com cariz desportivo, assumido como competição motorizada “de verdade”, a partir de 1992 o Rallye Verde Pino, passou a ser a prova charneira do Clube, com 3 dias de duração, organizado sob a égide da FPAK, como todas as provas desportivas oficiais que se seguiram, organizadas pelo NDML – o associado nº 23 da entidade federativa que rege o Desporto Automóvel em Portugal -. O Rallye Verde Pino, trouxe para a ribalta “o Espírito dos ralis dos anos 60 e 70”, avivando a memória dos adeptos para os, já distantes tempos dos carismáticos TAP e Vinho do Porto. Um evento que colocou o NDML na História do Automobilismo Nacional, como o primeiro organizador de provas destinadas a veículos automóvel clássicos, construídos até 1975.

Até hoje, no Rallye Verde Pino são admitidos veículos clássicos e desportivos. E todas provas as especiais de classificação (troços ou classificativas como preferirem), rampas, circuitos, provas de slalom ou outras que aconteçam no decorrer do evento, realizam-se em estradas fechadas ao trânsito, em rigorosa obediências às regras de segurança.

Estatisticamente, a história da prova começou com um primeiro conjunto, que incluí as edições realizadas entre as temporadas de 1992 e 1997. Seguido de uma reedição, numa segunda versão, entre os anos de 2009 e 2013. Finalmente de 2014 em diante, fixou-se com carácter permanente no Calendário Desportivo do NDML, onde se foi juntar às oficiais provas do Campeonato de Karting, fazendo crescer para 8 provas anuais o, à data, chamado ‘Critério NDML’. Hoje a ‘Series by NDML’.

Em cada edição, o trajeto é criteriosamente escolhido do norte ao sul do país, sempre com a opção de serem eleitos, as especiais e os locais emblemáticos das tradicionais provas automobilísticas de estrada. O que muito contribuí também, para que os eventos do NDML, contem com recheadas listas de  concorrentes. Ao final das contas, como prémio pela competitividade, qualidade geral e diversidade postas nas provas escolhidas, pelos diferentes níveis de dificuldade e de exigência, que suscitam generalizada aceitação e animadores elogios.

Semelhante aceitação à que felizmente têm, na disciplina do Karting, as provas organizadas pelo NDML, que desde sempre merecem distinção entre as melhores realizadas nas pistas portuguesas.

No Relatório de Gestão do ano 2015, apresentado pela Direcção do NDML, constam a realização de 11 provas de Automóvel, que contabilizaram a participação de 475 equipas e, 2 provas de Karting que tiveram a participação de 156 pilotos.

Na senda e, vontade interminável de evoluir e inovar, para níveis gerais mais abrangentes. Em 2015 o NDML lançou aos seus “seguidores-concorrentes” um novo desafio com 4 dias de duração, ao organizar a primeira edição do ‘Portugal GT Tour’, chamemos-lhe “um rallye ao seu estilo”, direcionado para  Automóveis GT, de assumidas características desportivas. Um novo evento no Clube, que seguiu o exemplo dos seus melhores congéneres internacionais, com cariz turístico-gastronómico, sem vínculo competitivo. Direcionado à oferta do melhor aos seus participantes, a começar pelo conforto, com a escolha seletiva de unidades hoteleiras de excelência, completada pela restauração de alta qualidade, que sirva as deliciosas gastronomia e doçaria portuguesas, complementadas pela degustação dos melhores néctares produzidos nos nossos vinhedos. Tudo, enquadrado no tranquilo ambiente envolvente da bela paisagem que cada região, preferencialmente turisticamente demarcada, tem para oferecer. E cujos, caminhos são percorridos, por um trajeto escolhido a rigor, no Mapa das Estradas de Portugal. São fatores que estabelecem, uma marca de crescente referência, deste evento em Portugal.

Sem se alhear dos novos tempos, com a preocupação de inovar a sua comunicação, em Março de 2016 o NDML abriu o site: www.ndml.pt. Impondo-lhe um perfil actualizado, substantivo e responsável e, o objetivo de aglutinar os anteriores: rallyeverdepino.com e kart-leiria.com. Para chegar mais próximo de todos os que lhe estão ligados, aos seus associados, amigos e simpatizantes, praticantes e ao público, em geral.

O sucesso do Núcleo Desportos Motorizados de Leiria (NDML) resulta do empenhado trabalho de um enorme grupo de pessoas que corre 365 dias por ano, dedicado ao Clube e determinado em promover o Desporto Motorizado com qualidade, rigor e segurança. Mais de 40 Anos que nos enchem de orgulho.