Núcleo Desportos Motorizados de Leiria

Circuito de S.Mamede ruas da Vila viram pista de corridas em domingo festivo

Partilhar
Tweet
WhatsApp

O 8º Circuito de S.Mamede, proporcionou um domingo com desporto motorizado e festa nesta Freguesia a sul do Concelho da Batalha, vivido com intensidade pela população local. Nos dois quilómetro de traçado desenhado pelas ruas da Vila, desenrolou-se a competição. As mais de cinquenta equipas iniciaram o reconhecimento ainda manhã cedo, para se prepararem para as três séries que tinham pela frente. A primeira que começou logo em seguida e as outras duas realizadas na parte da tarde, após o almoço. Cada uma delas, com três voltas cronometradas (conforme prevê o Regulamento das provas de Regularidade Sport Plus, integradas no Series by NDML), a determinarem o seu resultado. Apurado entre o equilíbrio dos registos cronometrados, de cada concorrente na série, a partir da sua melhor volta. E os pontos que somou com as penalizações que lhe foram aplicadas. A conjugação destes dois fatores, regularidade de tempos e penalizações sofridas, valida a pontuação final. Essa mesma, que valida a sua posição na série, pela ordem inversa aos pontos que somou. Isto é, uma menor pontuação corresponde a um lugar mais elevado na classificação. Dividida por três categorias, em ordem ao tipo dos carros: Clássicos, Desportivos e Protótipos.

Na série matinal, a dupla Nelson Beato/André Costa, num Citroen AX, foi a mais equilibrada na categoria Clássicos, registando 1m31s em todas as sua voltas. A segunda melhor série pertenceu à dupla Rafael Ribeiro/Hugo Carvalho, em BMW 320i, com o registo de 1m32s nas suas três voltas. E a dupla Mário Vieira/Hélio Rosa, em Citroen AX Maxi, marcou 1m33s em todos os seus registos. Entre os concorrentes da categoria Desportivos, Gustavo Gama, num Mazda MX5 foi o mais regular, com uma sequência de tempos em: 1m27s, 1m26s e 1m27s. A dupla familiar Jorge e Rafaela Araújo, num Peugeot 106 Maxi Kit Car, igualou 1m30s nas suas três voltas, para a segunda posição. Enquanto, Arlindo Gomes e Luís Vieira, no Mitsubishi Lancer Evo, registaram 1m30s, 1m29s e 1m29s. Na categoria Protótipos, os mais ligeiros e rápidos em competição, foi Miguel Silva, num ASK EVO, com três voltas em 1m26s o primeiro da série matinal. Samuel Isabel, num Semog, averbou o crono mais rápido, mas foi menos regular na sua sequência: 1m24s, 1m24s, 1m26s, concluindo no segundo lugar. Sérgio Mateus, igualmente a competir num Semog, foi o terceiro com o registo de 1m28s, 1m27s e 1m26s, nas suas voltas.

Na segunda série dos Clássicos houve alternância nas duas primeiras posições, desta feita foi a dupla Rafael Ribeiro/Hugo Carvalho que registou a melhor sequência: 1m30s, 1m31s e 1m30s. Trocando de posição com a dupla Nelson Beato/André Costa, que realizou as suas marcas em 1m31s, 1m31s e 1m30s. Mário Vieira e Hélio Rosa, mantiveram a terceira melhor sequência, registando 1m32s nas suas três voltas. Nada se alterou na classificação dos três primeiros, na categoria Desportivos decorrida a segunda série. Gustavo Gama foi, desta feita literalmente regular e igualou os seus registos em 1m26s. Jorge Araújo e Rafaela Araújo, mantiveram a segunda melhor sequência, que baixaram para 1m29s, 1m29s e 1m30s. E a dupla Arlindo Gomes/Luís Vieira o registo da primeira série com 1m30s, 1m29s e 1m29s, mantendo a posição mais baixa do pódio. A maior “revolução” registada na classificação da segunda série, aconteceu nos Protótipos, onde José Lopes, num Suzuki Kartcross realizou a melhor sequência e baixar a marca para 1m24s, averbando respetivamente nas suas voltas 1m25s, 1m24s e 1m25s. Joel Reis num ASK igualou o seu registo nas três voltas, com 1m26s. E Miguel Silva num ASK EVO, conseguiu o terceiro melhor resultado ao registar 1m26s, 1m25s e 1m26s nas suas voltas.

A concluir as séries competitiva entre os Clássicos, foi a vez de Rui Rito num Opel Corsa A, ao ser cronometrado com 1m29s, 1m28s e 1m28s, bater a melhor marca da categoria e realizar a melhor sequência. Seguido pela dupla Rafael Ribeiro/Hugo Carvalho, que registou 1m30s, 1m30s e 1m31s, respetivamente. Com a dupla Nelson Beato/André Costa, em queda de série para ser, a realizar 1m30s, 1m29s e 1m29s, como melhores registos e a não ir além da terceiro lugar. Nos Desportivos Gustavo Gama manteve-se imbatível, ao averbar na série 1m27s, 1m26s e 1m26, para garantir uma incontestável primeira posição. Vencedora da prova anterior, a dupla Igor Alexandre/Inês Nunes, num Mitsubishi Colt EVO, ainda revidou realizando a segunda melhor sequência na última série com 1m28s, 1m29s e 1m28s. Enquanto Arlindo Gomes e Luís Vieira continuaram instalados na terceira posição, registando 1m29s, 1m29s 1m30s nas suas voltas. Nos Protótipos Samuel Isabel realizou desta feita a sequência de tempos mais regular com 1m24s nas suas três voltas. Ainda assim, igualada por José Lopes, que perdeu na contabilização das décimas de segundo. E Miguel Silva que fora o mais regular na primeira série, registou 1m25s, 1m26s e 1m26s, concluindo a derradeira série em terceiro lugar.

A Classificação Final ficou assim ordenada por categoria. Nos Clássicos primeira posição para Nelson Beato/André Costa, num Citroen AX, com 246,90 Pontos; segunda posição para Rafael Ribeiro/Hugo Carvalho, num BMW 320i, com 247,20 Pontos; terceira posição para Mário Vieira/Hélio Rosa, num Citroen AX Maxi, com 250,00 Pontos. Entre os Desportivos venceu Gustavo Gama (que competiu a solo), num Mazda MX5, com 236,10 Pontos; A dupla Jorge Araújo/Rafaela Araújo, num Peugeot 106 Maxi Kit Car, foi segunda, com 244,20 Pontos; a terceira posição pertenceu a Arlindo Gomes/Luís Vieira, num Mtisubishi Lancer EVO, com 246,20 Pontos. Premiado pela regularidade nos Protótipos, Miguel Silva, num ASK EVO, venceu com 234,60 Pontos; Samuel Silva, num Semog, foi o segundo classificado com 236,50 Pontos; fechou o pódio Gonçalo Valentim, com um LBS Motor Club RX, somando 253,30 Pontos.

Num ameno domingo de verão, o 8º Circuito de S.Mamede, prova organizada pelo Planalto Motor Club, sob a direção Desportiva do NDML Núcleo Desportos Motorizados de Leiria e apoiada pelo Município da Batalha, quebrou a rotina naquela acolhedora Vila da região centro e constituiu-se como um bom espectáculo, com tudo o que caracteriza uma prova desportiva motorizada. Harmonizando a competição com o alegre ambiente festivo que se viveu durante o evento.

Partilhar
Tweet
WhatsApp