O PILOTO DA MADEIRA CONQUISTOU AS CINCO EDIÇÕES REALIZADAS
Na Grande Festa de Encerramento do Ano 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria, nos passados dias 06 e 07, como é tradição foi de elevado nível o espetáculo desportivo motorizado. Com mais de cinquenta equipas em presença, apresentando excelentes exemplares automóveis, desde os anos 60, até aos anos 2000. Em destaque esteve, o mais antigo deles, um fantástico americano Ford Cobra Daytona GT de 1965, também dois irrepreensíveis italianos do Grupo FIAT, um 124 Abarth, ex-Team Leiriauto, que competiu nos ralis dos anos 70 e, uma excelente réplica do Lancia Stratos oficial, versão patrocinada pela Alitalia e o atrativo Porsche 911 ex-Diabolique. Uma diversidade de bem conservados modelos preencheu o parque, junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Lugar que tem pergaminhos no Mundo Motorizado da Região Centro de Portugal, de onde partiram e onde regressaram os concorrentes, no dia e meio em que se apresentaram ao público nas selecionadas especiais. E, em Final de Festa, à roda da rotunda anexa, jogaram a sua melhor carta em busca do voto. Pois neste Festival manda o público, que elege através do voto, as prestações a concurso, uma generalista que abrange todos os participantes, outra apenas os que se apresentam com automóveis de tração dianteira.
Os madeirenses Cláudio Nobrega e Hugo Martins com o Datsun 1200, continuam imbatíveis na preferência do público em 5 edições do Leiria Festival Rallye. Inegavelmente eles, em partilha com os espanhóis das Canárias, Luis Montesdeoca e Ruben Ramos, no Toyota Starlet, este ano “em modo cascadeurs” e os portugueses Pedro Serrador e Joana Olaio num Ford Escort, voltaram a ser a atração e o público elegeu os três conjuntos, atribuindo-lhes mais de 55% dos seus votos apurados.
Nos automóveis de tração dianteira a preferência do voto foi nos portugueses Pedro Rosado e Frede Silva num Peugeot 206, para quase 50% dos eleitores, enquanto as duplas espanholas Óscar Muiños e Rodrigo Rosendo em Opel Corsa GSI e Bruno Perez – Brian Garrido num Honda Civic, receberam entre si em torno de 28% dos votos.
Os prémios destaque deste 5º Festival Rallye foram para o belo Ford Cobra Daytona GT dos espanhóis Daniel Vasquez e Pablo Cacabelos e para o Seat 124-1800 que Antonio Rius partilhou com Teresa Armadans, uma simpática dupla espanhola, que a todos surpreendeu com uma extraordinária exibição de bem conduzir. Surpresa para os menos informados, pois Antonio Rius, foi piloto oficial da equipa SEAT e participou no Mundial de Ralis nos anos de ouro, em que a equipa espanhola conquistou títulos com os seus Kit Car e ainda não perdeu a vocação.