12º RALLYE DE INVERNO
A abrir o calendário de 2025 do Series by NDML, como tradicionalmente acontece à 12 edições, o Rallye de Inverno voltou a apresentar-se como uma das provas de estrada com mais qualidade que se realizam em pisos de asfalto no país. Pelas reconhecidas características técnicas e design dos seus traçados. E pelo impecável estado de conservaçāo e limpeza, que os municípios de Castanheira de Pêra, Pedrogāo Grande e Figueiró dos Vinhos, fazem juz de apresentar nas especiais da regiāo que escrevem história nos ralis.
Também as condições metereológicas estiveram em sintonia com a toponímia Rally de Inverno, como o referiu o presidente do município de Castanheira de Pêra, António Henriques: “Hoje Sāo Pedro ofereceu-nos condições climatéricas rigorosas, bem características do inverno, névoa, chuva e muito frio, só faltou mesmo a neve, para ser completo!”.
E só perdeu quem nāo participou, enquanto concorrente e até como espectador, porque os presentes deram o seu melhor para a valorizaçāo do evento e conseguiram a todos os níveis que fosse um excelente espectáculo motorizado na estrada. Considerando-se as condicionantes habituais do princípio de temporada, o empenho do NDML Núcleo Desportos Motorizados de Leiria, dos Municípios, patrocinadores e de todos os implicados no evento, foi recompensado pelos concorrentes, que mostraram que o Rallye de Inverno é inequivocamente para ser considerado nas agendas futuras dos mais exigentes.
No sábado 22 de fevereiro, indiferentes à muita chuva matinal que complicou a conduçāo e ao frio da tarde que enregelou os corpos, dentro dos carros no fervor da adrenalina, nāo houve lugar a consternações. E cuidados, só mesmo em nāo perder a concentraçāo, para manter o carro na estrada, cumprir a medida e bater o tempo do registo anterior, marcado pelo inexorável cronómetro. Lembrando que pela primeira vez o Rallye de Inverno apresentou competiçāo em duas disciplinas, a tradicional Regularidade Sport Plus e em estreia a Sprint e por essa razāo passou a ser também um Rally Regional.
Foram poucos mas notáveis os concorrentes que participaram em ambas as modalidades a classificar em separado, cerca de vinte cinco duplas. Reforçadas por sete duplas de inexcedíveis “nuestros amigos” que viajaram para participar na modalidade Festival extra-classificaçāo e ajudaram a valorizar o evento. E a todos eles, sem excepçāo, o NDML, os Municípios e os patrocinadores agradecem a simpática presença.
Desportivamente cumpridas as duplas passagens pelos quatro troços: Praia das Rocas, Pedrogāo Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra. Depois de um dia intenso de competiçāo, o rallye terminou na Praça da Notabilidade.
Com a vitória da dupla Filipe Rodrigues/Pedro Gamboias, num Ford Escort S no nóvel Rally Regional (Sprint), seguidos pela familiar dupla Francisco e Pedro Sarraipa em BMW E30 na segunda posiçāo e por José Denis/Jorge Ferreira que no BMW 320 i, encerrou o pódio.
Enquanto que na Regularidade Sport Plus, foi outra dupla familiar (Susano) que cantou vitória, Joāo M. e Joāo S., num Peugeot 106 Rallye, seguidos por outro “irmāo” do modelo francês, conduzido pela dupla Alexandre Raposo/Carlos Grazina, em segundo lugar. E fechou o pódio a veterana simpática dupla Tomás Baptista/José Calado Maia, num BMW 325 i.
E foram respetivamente os terceiro e primeiro classificados que obtiveram a pontuaçāo máxima nas categorias em disputa na Regularidade Sport Plus. Tomás Baptista/José Calado Maia, nos Clássicos. E os (Susano) Joāo M. e Joāo C., nos Desportivos.
Concluída a prova de abertura do Series by NDML, com nota alta, apesar da “magra” presença de participantes, o ânimo nāo decresceu entre os seus responsáveis. António Henriques, reforçou: “Voltou a cumprir as expectativas na promoçāo e retorno esperado deste evento para os interesses do Município de Castanheira de Pêra. E a confirmar as nossas certezas de continuidade da ótima parceria que nos liga ao NDML”.
Enquanto Pedro Mendes Alves, presidente do NDML acrescentava: “Apesar de tudo o NDML congratula-se com a excelência deste rallye, que continua a manter um elevado indíce de competitividade e a desenrolar-se sob um ambiente fantástico, em algumas das melhoras classificativas de asfalto portuguesas. Razāo para acreditarmos, junto com os nossos parceiros, que a sua história vai continuar a escrever-se por muitos anos”.