O domingo 13 de outubro foi de animação na Freguesia da Cela, em Alcobaça por razão da 8ª Rampa da Cela organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria, que manteve em competição cerca de quarenta equipas, ao longo da manhã e parte da tarde, subindo pelo sinuoso traçado de asfalto de aproximadamente 3 quilómetros que liga a Cela Velha à Cela Nova. Um evento integrado na Series by NDML 2024, prova de Regularidade Sport Plus, apoiado pela Junta de Freguesia local e pelo Município de Alcobaça.
Um espetáculo motorizado com cariz desportivo, bem ao gosto dos aficionados da Região Centro, que teve um equilibrado número de participantes nas 3 categorias em competição: Clássicos, Desportivos e Protótipos. E ao longo das três Provas de Regularidade (subidas) manteve um aceitável nível competitivo.
Entre os concorrentes com automóveis Clássicos, destacou-se a dupla Mário Vieira/Hélio Rosa no Citroen Maxi, que realizou em todas as provas os melhores registos de tempo e somou 88,60 pontos que lhe garantiram a vitória. A solo Filipe Ribeiro Rodrigues apresentou-se com um Ford Escort S e manteve em si as atenções, por conduzir um “irrequieto” tração traseira, que entusiasmou o público mas não chegou para vencer, 91,40 pontos garantiram-lhe ainda assim o segundo lugar. E na terceira posição concluiu a dupla João A Ribeiro/André Rosa num BMW 325 ix, com 95,40 pontos.
Sem a presença de alguns habituais concorrente na categoria Desportivos, não foi muito complicada a tarefa para o campeão em título Igor Alexandre, que se apresentou na Cela com um bonito Toyota MR2, em vez do Mitsubishi Colt, que apenas decorou a sua boxe. Garantiu 90,80 pontos que lhe valeram mais uma vitória no seu palmarés. Num pequeno Peugeot 106 pleno de “alma”, a dupla Telmo Garcia/Maria Pereira teve maestria para suplantar adversários com máquinas mais fortes e garantir a segunda posição com 93,90 pontos. Igualmente o pequeno Citroen Saxo VTS conduzido pela dupla familiar Nélson e Alexandre Raposo, não se intimidou com a dimensão e, permitiu à equipa o terceiro lugar com 97,20 pontos.
Entre os “estridentes aranhiços” da categoria Protótipos, quase incontestavelmente os mais rápidos da Series by NDML, como habitualmente a luta foi intensa e na Cela foi a vez de Samuel Isabel “quebrar o enguiço” e chamar a si a vitória com o Semog Bravo, ao somar 83,90 pontos finais. Mas José Lopes no Suzuki Kartcross vendeu cara a derrota, ficando separado por apenas 2 décimas, finalizando com 84,10 pontos. Sérgio Mateus, sempre com uma condução exuberante, levou o seu “florescente” Semog Troféu à terceira posição com 88,60 pontos.