Núcleo Desportos Motorizados de Leiria

Rampa Foz do Arelho

Partilhar
Tweet
WhatsApp

Competição, Público e Sol com apoio de São Pedro

O dia amanheceu chuvoso e os reconhecimentos realizaram-se com o asfalto molhado e com muita areia, que o vento noturno arrastou para a pista, deixando alguma apreensão aos pilotos quanto às escolhas de pneus e afinações a utilizar, nas três subidas cronometradas que tinham de enfrentar ao longo de domingo na prova do Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Mas com o apoio de São Pedro, o Sol timidamente foi rasgando entre as nuvens até iluminar o fantástico palco do evento motorizado, às margens do Atlântico, chamando uma verdadeira multidão para emoldurar o percurso da clássica Rampa Foz do Arelho, conferindo-lhe vida e cor, ao longo da tarde primaveril em que se transformou o cinzento dia.

A competição foi animada, como se antevia face ao assinalável número de concorrentes em cada uma das três categorias, Clássicos, Desportivos e Protótipos, num total de 60 equipas, pouco comum nos tempos que correm. Promovendo um espetáculo que premiou o empenho do organizador e seus apoiantes, conforme enalteceu Vítor Marques, o Presidente da Câmara das Caldas da Rainha nas palavras que proferiu no final da prova, para natural satisfação de Pedro Mendes Alves, Presidente do NDML, que agradeceu a todos: concorrentes, colaboradores, apoiantes, patrocinadores e principalmente ao público pela sua presença massiva.

Lembrando tratar-se de uma prova de rampa de Regularidade Sport Plus, integrada no Series by NDML 2024, onde regulamentarmente a classificação geral, dividida por categoria, é apurada pelo tempo mais rápido realizado pelo concorrente numa das subidas cronometradas e o vencedor é determinado, pela igualdade desse registo nas outras duas subidas, ordenando-se a ordem dos classificados pela proximidade dos tempos que realizaram a partir desse pressuposto.

Realizadas as três subidas cronometradas, na categoria Clássicos venceu a dupla Mário Vieira/Hélio Rosa num Citroen AX Maxi; na categoria Desportivos foi a dupla familiar Jorge Araújo/Rafaela Araújo num Peugeot 106 Maxi Kit Car quem se impôs; e entre os concorrentes da categoria Protótipos foi mais regular o KartCross de Pedro Gomes.

Uma referência especial para o segundo classificado da categoria Protótipos, num LBS Motor Club RX1, José Mota, ele que é um dos patrocinadores oficiais dos eventos do NDML, através das suas empresas Transwhite e Logiqueen. Patrocinando muitos pilotos e equipas de diversas disciplinas e modalidades através da primeira, como é o caso da dupla Campeã Nacional de Ralis em título, Ricardo Teodósio/José Teixeira da equipa Hyundai Portugal, que presentearam a Rampa Foz do Arelho e o NDML com a sua presença, para entregarem o troféu a José Mota, num simpático gesto de reconhecimento pelo apoio que recebem.

Partilhar
Tweet
WhatsApp