O cinzento das carregadas nuvens, sobre o maciço calcário das Serras de Aire e dos Candeeiros, ao amanhecer de domingo 13, anunciava que “em abril águas mil”. E foi debaixo de chuva que decorreram os reconhecimentos aos cerca de 4 quilómetros asfaltados de subida, contados a partir de Reguengo do Fetal, freguesia da Batalha, na prova do 12º Series by NDML, co-organizada com o Planalto Motor Clube.
A competir estiveram mais de quarenta equipas, divididos pelas categorias: Clássicos, Desportivos e Protótipos, na 3ª Regularidade Sport Plus de 2025.
E na primeira Série Oficial (subida cronometrada), a meio da manhā, com o asfalto molhado e sob chuva fraca registaram-se os primeiros tempos, que serviram de referência para aferir a regularidade individual que define a classificaçāo, neste tipo de prova.
Na categoria Clássicos, Rafael Ribeiro num BMW 320i, começou por realizar a subida mais rápida em (2m32s), seguido pelas duplas, Mário Vieira/Hélio Rosa em Citröen AX Maxi (2m35s) e Joāo S.Ribeiro/Nuno Amado em BMW 316i (2m41s).
Na categoria Desportivos, a dupla Wilson Canas/Luís Ribeiro em VW Golf III, realizou o melhor registo em (2m38s), seguida por Arlindo Gomes/Luís Vieira em Mitsubishi Lancer EVO (2m40s) e Jorge Araújo/Rafaela Araújo em Peugeot 106 Maxi (2m42s).
Na categoria Protótipos Pedro Rafael Gomes em Semog Proto, super motivado pela vitória na Foz do Arelho, registou o melhor tempo em (2m32s), curiosamente igual ao melhor registo verificado nos Clássicos. Bruno Oliveira em Kamikaze K3 fez (2m41s) e Samuel Amaral em Semog igualou essa marca de (2m41s).
Após o almoço o sol ainda nāo tinha brilhado em pleno e a cortina cinzenta de nuvens manteve-se, impedindo que o asfalto secasse, com algumas zonas muito húmidas a obrigarem os concorrentes a manobras pouco desejadas, na segunda Série Oficial (subida cronometrada).
Nos Clássicos Rafael Ribeiro tirou 1 segundo ao primeiro registo, realizando (2m31) e ao contrário Mário Vieira/Hélio Rosa somaram 1 segundo ao seu, registando (2m36s), enquanto Joāo S.Ribeiro/Nuno Amado, igualmente reduziam 1 segundo na sua marca, que passou a (2m40s).
Entre os Desportivos Wilson Canas/Luís Ribeiro demonstravam a exigida regularidade, repetindo o tempo (2m38s), tal como Jorge Araújo/Rafaela Araújo que repetiram o conseguido antes de (2m40s).
A maior oscilaçāo verificou-se entre os Protótipos, com Pedro Rafael Gomes a baixar 1 segundo, para (2m31s), Bruno Oliveira a retirar 9 segundos ao seu primeiro tempo, ao registar (2m32s) e Sérgio Mateus que registara (2m44s) a baixar 8 segundos, para (2m36s), na segunda subida oficial.
A meio da tarde o sol ganhou intensidade e ofereceu o asfalto seco aos concorrentes, para realizarem a terceira Série Oficial (subida cronometrada), observados atentamente por uma considerável plateia.
Nos Clássicos, com problemas no seu BMW, Rafael Ribeiro nāo realizou a última subida. E quem subiu mais rápido foi José Cunha em BMW E30, registando (2m32s). Face os anteriores registos de tempo conseguidos, a marca de (2m34s) chegou à dupla Mário Vieira/Hélio Rosa no Citröen AX Max, para somar 141,50 Pontos e vencer a Categoria, no 2º lugar na Geral. Joāo S.Ribeiro/Nuno Amado no BMW 316i registaram (2m41s), somaram 145,60 Pontos e terminaram 2º na Categoria e 4º na Geral. Com o tempo (2m42s), Francisco Crespo/Rodrigo Amaral em BMW 316i, terminaram 3º na Categoria e 7º na Geral.
De referir a presença de Jorge Baptista no Peugeot 205, que no Reguengo do Fetal fez a sua primeira prova este ano e somou 147,40 Pontos, que lhe valeram 4º lugar na Categoria e 8º na Geral. Referência também para o melhor tempo de subida na prova, registado entre os Clássicos (2m24s), conseguido por Rui Rito em Opel Corsa A, na terceira subida.



A “Regularidade Plena” nos Desportivos, foi conseguida por Wilson Canas/Luís Ribeiro no VW Golf III, com igual registo (2m38s) nas 3 subidas, a valer 142,30 Pontos, que dariam vitória na Categoria e 3º na Geral.
Ainda que o melhor registo lhes tenha pertencido (2m37s) na última subida, a soma de 146,10 Pontos valeram 2º na Categoria e 5º na Geral, à dupla Arlindo Gomes/Luís Vieira no Mitsubishi Lancer EVO. Enquanto a marca (2m41s) validava o seu melhor tempo conseguido na prova, a Jorge Araújo/Rafaela Araújo no Peugeot 106 Maxi e garantia 147,80 Pontos, que lhes valeram, 3º lugar na Categoria e 9º na Geral.
Referência para o melhor tempo de subida conseguido na prova pelos Desportivos, registado em (2m27s), por Nuno Tiago Madeira no Caterham 340R.



Pelas suas características os veículos da categoria Protótipos, sāo quase inevitavelmente os mais rápidos. Mas na Rampa de Reguengo do Fetal, o tempo (2m32s) que na primeira subida, foi registado ao BMW (Clássico) de Rafael Ribeiro e ao Semog de Pedro Rafael Gomes, significou um empate que merece nota. Igualmente o melhor registo na prova em (2m17s), conseguido por duas equipas nesta categoria, é de ser referido. No caso pela dupla Marco Ferreira/Paulo Pragosa em Semog e por Miguel Silva em ASK EVO, na terceira Série (subida cronometrada).
Bruno Oliveira registou (2m22s) como segundo tempo. E Pedro Rafael Gomes no Semog Proto confirmou a vitória na Categoria e na Prova, com 138,20 Pontos somados. Samuel Amaral em Semog registou (2m40s), somou 146,30 Pontos, foi 2º na Categoria e 6º na Geral. E Sérgio Mateus em Semog Troféu realizou (2m43s), somou 153,90 Pontos, foi 3º na Categoria e concluiu no 11º da Geral.



A terceira Regularidade Sport Plus de 2025, que o Núcleo Desportos Motorizados de Leiria (NDML), colocou no asfalto em Reguengo do Fetal manteve o elevado padrāo que caracteriza o Series by NDML.